O que exatamente é um talento?

Você valoriza seus talentos ou se preocupa mais com suas fraquezas? E afinal, o que é exatamente um talento? Para ajudar a responder estas perguntas, gostaria de compartilhar uma pequena história muito ilustrativa, é A História do Coelho.

A História do Coelho*

coelhinhoQueremos que o Sr. Coelhinho seja um animal bem preparado. Para ser um animal bem preparado ele precisará ter habilidade para correr, nadar e escalar árvores. Então decidimos testar seu desempenho nestas atividades.

Primeira prova: corrida. Nesta prova o Sr. Coelhinho se sai brilhantemente. Ele fez o percurso de ida e até o topo da montanha em ótimo tempo. Quando perguntado como se sentia em relação a seu desempenho, o Sr. Coelhinho respondeu que se sentia ótimo! “Eu mal posso acreditar!”, disse ele. “Tenho a oportunidade de fazer o que faço de melhor”.

O chefe do Sr. Coelhinho reconhece então o fato de que ele tem um talento nato para a corrida.

Em seguida, foi testada a habilidade do Sr. Coelhinho para escalar árvores. Um tronco de árvore é posicionado num ângulo de 30 graus para que ele tenha boas chances de ser bem sucedido.

O Sr. Coelhinho tenta fazendo bastante esforço, tanto que suas pernas doem. Mas ele consegue subir apenas uma pequena distância do tronco. O chefe do Sr. Coelhinho comenta seu desempenho ruim.

“Teremos que trabalhar para melhorar esta parte de sua performance”, diz o chefe. O comentário desencoraja o Sr. Coelhinho.

Na prova seguinte é medida a habilidade do Sr. Coelhinho na natação. Ele encara o teste com muita insegurança. O Sr. Coelhinho não conseguia lembrar-se de nenhum outro coelho antes dele que tivesse sido testado na natação. Ele comenta sua preocupação com seu chefe.

“Espere um minuto”, diz ele. “Eu não gosto de nadar!” O chefe do Sr. Coelhinho então responde: “Talvez você não goste agora, mas com o tempo você se dará conta de que nadar é muito bom para você.” Depois desta resposta o chefe do Sr. Coelhinho o jogou dentro d’água e ele afundou. A única coisa que se viu na superfície   d’água foram algumas bolhinhas. Diante disso, o chefe do Sr. Coelhinho o retirou encharcado da água. O Sr. Coelhinho sentiu-se humilhado, mas feliz que tudo tenha terminado.

O chefe do Sr. Coelhinho reflete sobre a situação por alguns instantes antes de chegar a uma conclusão.

“Sr. Coelhinho,”, diz o chefe, “você corre muito bem e por esta razão eu acho que você deveria dedicar menos tempo a esta habilidade e mais às outras duas”. Quando o Sr. Coelhinho ouviu isso, ele vomitou!

FIM

Mas como esta história se relaciona com a vida real? 

Muito simples: não nos permitem fazer o que fazemos de melhor porque ao invés disso somos ensinados a focar na melhoria de nossas fraquezas. Tentar desenvolver uma fraqueza despende muita energia e produz resultados inexpressivos. Aquilo em que somos bons é algo geralmente negligenciado pelos outros, mas nossas fraquezas são sempre bem ressaltadas.

Tendemos a destacar mais o que há de negativo em nós mesmos e nos outros ao invés de destacarmos aquilo que temos de positivo. Reflita sobre isso e valorize mais seus talentos naturais para alcançar a felicidade e o sucesso.

 

* Esta história encontra-se no livro Soar with Your Strengths, de 1995, escrito por Donald Clifton e Paula Nelson.

Por MK Life Coach

 

Venha equilibrar suas energias e recuperar o seu Equilibrio Natural

Terapia Holistica em Curitiba     Terapias Naturais       41 3599-9922