Desbloqueie sua mente e solte sua criatividade!

 
Por: Christie Marie Sheldon
Todos nós tivemos bloqueios mentais: de repente não conseguimos continuar em uma linha de pensamento e ficamos criativamente presos, ou não podemos desenterrar uma memória que está na ponta de nossas línguas (e é crucial para a tarefa em questão) ...

Blocos Criativos
 
Bloqueio de escritor é um bloco clássico mental. Esta condição - quando um escritor não pode produzir novo trabalho - não se limita aos escritores. Qualquer esforço criativo pode sofrer um bloqueio mental, como uma barragem em um rio, as idéias estão presas e não podem fluir.
 
Primeiro, você não pode perder a capacidade de expressar uma ideia. Mesmo que alguns escritores famosos experimentaram bloqueios que duraram muitos anos (alguns escritores até abandonaram seu trabalho), suas habilidades não desapareceram de suas cabeças, para nunca mais serem encontradas. Acontece que a sua programação mental estava toda errada.

Um bloqueio mental é uma série complexa e interligada de emoções e processos mentais:
  • estresse
  • falta de confiança (ver o seu trabalho como inferior e tornar-se paralisado perguntando o que os outros vão pensar dele)
  • pressão de sucessos anteriores (sucesso pode ser duplicado ou foi apenas sorte?)
  • falta de inspiração
  • falta de foco / demasiadas distrações / incapacidade de recuperar o foco
Quebrando as barreiras
 
Todos os bloqueios mentais estão em sua cabeça e todos eles podem ser superados:
 
1. Alivie o stress. Quando você está estressado, o sistema límbico ("lutar ou fugir") assume o controle - causando-lhe a reagir instintivamente de acordo com seu condicionamento. Não importa se você está fugindo de um animal selvagem ou se tem uma data limite, a resposta emocional é a mesma - encontrar uma maneira de ficar seguro. Não há capacidade mental para a criatividade sob estresse - estresse deve ser aliviado.
 
Medite, exercite-se, curta a natureza, ouça música ... clareie pensamentos estressantes de sua mente para desbloquear sua criatividade. Aprenda a controlar seus pensamentos e emoções para que não se distraia com eles.
 
2. Pare de ser tão duro consigo mesmo. Pare de dizer: "Eu tenho (x) anos de idade! O que eu fiz com minha vida? Eu não descobri nada, não fiz nada, estive em nenhum lugar ... o que eu poderia possivelmente saber ou fazer que fizesse a diferença para alguém? NÃO É BOM! Você pode ver o quão destrutivo isso é, mas a maioria de nós fazemos isso regularmente e muito bem.
 
Você tem um talento (ou vários). Porque esses talentos vem naturalmente para você, você pensa automaticamente que eles não valem nada ... mas quantas pessoas se encantam com sua capacidade de dominar fórmulas matemáticas, fazer bolos deliciosos, andar de bicicleta nas montanhas, ensinar pré-escolares ou acalmar cães indisciplinados? Você pode achar mais fácil fazer a contabilidade da empresa, enquanto outros empalidecem e correm para a porta. Você pode achar que é fácil reparar um motor de combustão interna, outros não tem nem ideia de como fazê-lo. Só porque você pode fazê-lo não significa que todo mundo pode, e você coloca seus dons incríveis para baixo ... então pare! Acredite em seus presentes. Veja os seus talentos como os outros os vêem. Sua criatividade está bloqueada por sua incapacidade de expressar seus talentos sem o medo de ser julgado ou ridicularizado. Permita que os seus talentos desabrochem!
 
3. Crie alguma coisa. Qualquer coisa. Abra a torneira mental, e quem se importa se a água é escura em primeiro lugar? Escreva, desenhe, rabisque, construa, despeje enormes quantidades do que você considera lixo - apenas FAÇA algo - isso é essencial! Cada coisinha ajuda a limpar os blocos das maneiras mais agradáveis. Mesmo se você pensa que está produzindo lixo, algo de bom está vindo dele, alguma grande ideia toma conta e começa a crescer. Por exemplo, se você for um arquiteto, desenhe as mais ridículas, impraticáveis construções, explorando livremente uma ideia boba após a outra; grandes idéias vêm destas divagações iniciais.
 
4. Carregue um notebook. Os grandes pensadores do mundo são  espontâneos escrevinhadores. Não deixe que uma ideia brilhante pegue você desprevenido. Você não quer lembrar que você teve uma ideia brilhante. Você quer se lembrar da idéia. Smartphones, iPads ou agendas são ferramentas essenciais de criatividade. As boas ideias nem sempre vêm quando é conveniente. Esteja pronto para pegá-las na mosca! Desenhe e rabisque pensamentos aleatórios, muitas vezes são sementes de grandes idéias!
 
5. Exercite-se. Sentar-se por longos períodos transforma o seu sangue e seus processos mentais em lodo. Faça caminhadas rápidas durante o dia de trabalho. O exercício diário oxigena o cérebro e o afasta de seu projeto ou problema.
6. Faça uma pausa. Afaste-se de seu projeto ou problema. Não pense sobre isso. Faça outra coisa e revisite-o mais tarde com olhos frescos e mente fresca.
 
7. Deixe de tentar encontrar a resposta "certa". Existe apenas uma resposta "certa"? Aprenda a ver a partir da perspectiva de realização bem-sucedida: você já escreveu o livro, construiu o palácio, resolveu o problema ...
 
8. Brinque com ele. Divirta-se. Não leve isso tão a sério. Tire a pressão e transforme-a num jogo. Para uma mente criativa, brincar e o trabalhar são a mesma coisa.
 
9. Esteja bem em estar errado. Às vezes a criatividade está bloqueada pelo medo: estar errado, rejeição, fracasso, ... Aprender com os erros é ótimo - mas primeiro você tem que estar bem em relação a cometer erros!
 
10. Saia da lógica e da praticidade. A lógica não é sempre a solução. Se a sua intuição diz "sente-se e deixe que isto evolua" - a lógica diz "corrija-o através de uma ação" - siga a sua intuição, não force as coisas só porque a lógica dita ação. Idéias malucas são, por vezes o melhor, mesmo que desafiam a lógica e praticidade. Afinal de contas, voar pelo ar em uma máquina é uma ideia louca, certo?
 
11. Quebre as regras. As regras podem ser úteis, mas e se elas são arbitrárias? Questione tudo. Por que isso sempre foi feito dessa maneira? E se eu fizer isso dessa maneira? Só porque "pensamento de grupo" ditam assim, não significa que você não pode assado.
 
12. Perceba que todos os seus blocos são imaginários. Seus bloqueios mentais são ilusões criadas por você! Não olhe para algo que irá inspirar a sua criatividade ou desbloquear seus processos mentais. Você já tem a capacidade. Sua criatividade é real. Os blocos são ilusórios.
Fonte: Love or above
 

Venha equilibrar suas energias    Terapia Holistica em Curitiba   Terapias naturais e vibracionais      41  3599-9922