A EFT reduz os hormonios do stress

Reduz os níveis de cortisol mais do que qualquer outra intervenção

 

SANTA ROSA, CA. Um estudo publicado na Journal of Nervous and Mental Disease, a mais antiga e prestigiosa revista de psicologia nos Estados Unidos, descobriu que a EFT consegue baixar o cortisol, o hormônio do estresse. Isso se dá de maneira significativa e em maior grau do que as outras técnicas testadas.

Em um estudo randomizado controlado (o padrão da pesquisa científica), 83 indivíduos foram aleatoriamente designados para uma sessão de uma hora de duração única de EFT, de terapia da conversa ou apenas descanso. Os seus níveis de cortisol foram medidos através de um teste de saliva antes e após a sessão. O cortisol é o "hormônio mestre" que regula muitos aspectos de mecanismos do corpo de resposta ao estresse. Os pesquisadores supuseram que a terapia bem-sucedida seria diminuir o estresse e que isso seria refletido bioquimicamente em uma redução do nível de cortisol salivar e psicologicamente na redução dos níveis de ansiedade, depressão e outros sintomas de sofrimento psíquico.

Os resultados mostraram que os níveis de cortisol naqueles indivíduos que apenas descansaram ou que se submeteram à terapia convencional diminuiu a uma média de 14%, enquanto o grupo de EFT diminuiu 24%. A diminuição deste marcador de estresse fisiológico também foi significativamente correlacionado com o declínio da ansiedade, depressão e outros sintomas psicológicos como medido por um instrumento de avaliação padrão psicológico.
Ao contrário de vários medicamentos e suplementos para baixar o cortisol, a EFT não tem efeitos colaterais. E ao contrário dos "bloqueadores de cortisol", a EFT não tira o corpo de moléculas de cortisol, que são utilizados para a reparação celular quando estamos em um estado relaxado.

Os autores da pesquisa foram o Dr. Garret Yount, PhD, do California Pacific Medical Center Research Institute, juntamente com o Dr. Audrey Brooks, PhD, da Universidade do Arizona em Tucson, e Dawson Church, PhD, da Fundação de Medicina Epigenética. Em relação aos resultados da pesquisa, o Dr. Yount afirma: "Isto é emocionante porque é o primeiro estudo randomizado controlado de EFT para avaliar um biomarcador fisiológico (ou seja, os níveis de cortisol) e mostra resultados muito positivos.

 

 


 

- See more at: http://www.equilibriocontinuo.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=131:pesquisas&Itemid=86#sthash.65tnTPMB.dpu

Livre-se do stress com EFT e Terapias energéticas

Terapia Holistica em Curitiba       Terapias Naturais       41 3599-9922       9654-2909