O Antigo modo de orar     EFTBrasil

O antigo modo de orar

 

Dizia Albert Einstein: “Eu só quero conhecer o funcionamento da mente de Deus, o resto são meros detalhes

Antigas tradições que hoje se perdem nos séculos já tinham parte deste conhecimento. Um deles, que começou a ser resgatado há pouco tempo, chama-se o “Antigo modo de Oração”.

Embora esta “tecnologia” tão antiga esteja presente nas tradições Nativas Americanas, Tibetanas e recentemente redescoberta como parte do conhecimento do povo Essênio (através dos Manuscritos do Mar Morto), foi somente com o advento da Física Quântica que seu funcionamento pôde ser compreendido pelo ocidente.

Entre os maias, por exemplo, os sapos são associados ao tempo das águas. Quando seus sábios e sacerdotes desejam chuva, ritualizam de maneira que as crianças da comunidade (os mais puros, portanto os mais próximos da Divindade) imitem o cochar dos sapos (não é isso que estes anfíbios fazem quando chove?). Em seguida, os demais membros, ao invés de “pedirem que chova” – porque isso implica em que a chuva não existe, simplesmente põe-se asentir a chuva em seus corpos, como se ela efetivamente estivesse acontecendo agora. Sentem as gotas molhando suas roupas, sentem os pés na lama, sentem o cheiro na terra molhada… e por fim, agradecem pela oportunidade de trazer esta realidade para suas vidas presentes…

Quando vemos monges tibetanos orando, o que fazem realmente? Quando os vemos cantar e entoar durante 14, 16 horas por dia, quando ouvimos os sinos, gongos, carrilhões, mudras e mantras externamente, o que está acontecendo internamente a cada um deles?

Tudo isso é apenas a forma como estes sábios utilizam para criar o sentimento em seus corpos. A resposta precisa para tudo isso é: “sentimento é oração”.

As antigas tradições gnósticas e cristãs, encontradas nos manuscritos de Nag Hamadi, também tem sido muito claras a este respeito. Como não tiveram seu conteúdo distorcido, intencionalmente ou não ao longo dos séculos como as Bíblias encontradas comercialmente, estes textos nos convidam a sentir nossos desejos atendidos: “Peçam sem motivos ocultos e sejam rodeados por sua resposta” (João, cap 16, vers. 24).

Note que existem pontos bastante divergentes daquilo que temos conhecido e interpretado por oração atualmente. Primeiro, não nos dirigimos a Presença Criadora com queixas ou reclamações, nem pedimos por alguma coisa (porque desta maneira assumimos que este “algo” ainda não existe). Ao invés disso, sentimos e agradecemos por nossas necessidades já atendidas e permitimos que o milagre aconteça…

Orações para curar fortalecem a doença. Orações para chover intensificam a seca. Continuar a pedir por estas coisas apenas dá mais poder aquilo que gostaríamos de mudar… Devemos sentir que já fomos atendidos…

É neste ponto que a EFT pode ajudar. Algumas pessoas simplesmente não sabem como é sentir-se bem, seja porque tiveram situações difíceis e traumáticas em suas vidas, ou ainda como é o caso da grande maioria, simplesmente estão acostumadas com o estado emocional em que se encontram – e falando em sentido socrático, elas não somente não sabem como é sentir-se bem, como não sabem que não sabem.

Quando armazenamos passado em nossa psique, quando guardamos ressentimentos ou negatividades, inevitavelmente estamos vibrando nestas mesmas frequências emocionais negativas. E se você compreendeu que sentimento é uma forma de oração, então percebeu que não é apenas quando nos recolhemos e usamos palavras específicas que oramos. Nossa vida é uma eterna forma de oração porque estamos sentindo algo todo o tempo! “Eu e o Pai somos Um” – dizia Jesus…

E não é isso que o próprio Jesus queria dizer quando afirmava “Velai e orai para não entrardes em tentação”? Se entendemos que nosso único inimigo está dentro de nós mesmos, em nossos pensamentos e emoções negativas (nosso ego), então sabemos que uma vigilância constante para manter os sentimentos elevados é imprescindível.

Fazer uma rodada de EFT bem direcionada dá uma amostra de como podemos melhorar. Se o universo é infinito, e nós somos o pequeno reflexo deste, então nossa paz interior e bem estar também não tem limites. Nossa consciência para perceber a negatividade, aceita-la e eliminá-la é que será o determinante para o que percebemos e sentimos interiormente…

No vídeo abaixo, falo um pouco mais sobre o tema e, ao final, descrevo a EFT da Gratidão. Embora eu já tenha mencionado esta abordagem anteriormente, acompanhar a EFT de outra pessoa sempre nos traz benefícios compartilhados.

Em poucas palavras:

Seja o que for que você queira, ao invés de pedir que o objeto de sua necessidade de realize, sinta como se ele já tivesse sido realizado. Respire profundamente e sinta a plenitude da sua oração realizada em cada detalhe, de todos os modos. Em seguida, agradeça o fato de sua vida ser como é com essa oração já atendida. Observe a sensação de bem-estar e libertação que advém do agradecimento, em vez da preocupação e ansiedade associadas ao pedido de ajuda! A diferença sutil entre bem-estar e ansiedade é o poder que separa o pedir do receber…

 

 

Por Rafael-Valéria Zen

 

ww.eftbrasil.net.br/artigos

 
Venha equilibrar suas energias e recuperar  seu Equilibrio Natural
 
Terapia Holistica em Curitiba    Terapias Naturais       41 3599-9922