1. Pare de ser Criticar. Não adianta fingirmos que somos perfeitos, os que se auto-impõe a obrigação de serem perfeitos, criam uma imensa pressão sobre si mesmos. Temos um Papel único a desempenhar nesta vida, e a crítica só serve para obscurecer nossa compreensão sobre este papel.
2. Pare de Amedrontar-se. Muitos de nós tornamos as situações piores do que são. Pegamos um pequeno problema e o transformamos em um monstro. Isto cria situações terríveis, pois não há nada mais desgastante do viver esperando o pior que a vida pode oferecer. Pensamentos assustadores são afirmações negativas. Comece aos poucos a buscar pensamentos positivos (isto pode ser feito através de afirmações positivas)
3. Seja gentil e paciente consigo mesmo. A maioria das pessoas sofre porque está sempre esperando gratificação imediata. Entenda que você sempre se sentirá desconfortável quando estiver tentando fazer algo novo. De início pode parecer estranho mas com a prática o novo vai se tornando normal e natural. Por isto, seja paciente até mesmo quando se propuser a se amar. Ninguém aprende a se amar no primeiro dia, mas podemos ir nos amando mais a cada dia que passa.
4. Seja gentil com sua mente. Ser gentil com sua mente significa afastar dela toda a culpa, as acusações, os castigos e a dor. Nada melhor para a mente do que o relaxamento. Ele é absolutamente essencial para propiciar a ligação com nosso Poder Interior.
5. Elogie-se. Quando você se menospreza está depreciando o Poder que criou. Aprenda a se elogiar começando com pequenas coisas. A primeira vez que tentar algo novo, incentive-se por seus sucessos, por menores que sejam.
6. Procure apoio externo. Um número exagerado de pessoas acabou aprendendo a se tornar auto-suficiente e não consegue pedir ajuda nas horas de necessidade. Em vez de tentar fazer tudo sozinho e depois enfurecer-se com si mesmo por ser incapaz de resolver um problema, recorra à ajuda externa. De acordo com o que estiver sentindo, busque Terapeutas, Grupos de Desenvolvimento ou Coachs, atualmente existem vários que trabalham diversos assuntos.
7. Ame suas falhas. Se nos punirmos por elas, acabaremos transformando esta atitude em um padrão que levará muito tempo para ser modificado, deixando de abrir espaço para as escolhas positivas. Não importa qual seja a situação negativa que você está enfrentando ela existe por algum motivo, talvez para lhe ensinar algo ou levá-lo a procurar um modo mais positivo de atender suas necessidades.
8. Cuide do seu corpo. Pense em seu corpo como sendo uma casa em que você morará por algum tempo. Você gostaria de morar em uma casa suja e maltratada? Então, cuide do que põe dentro dela. O álcool e as drogas são o meio mais grave de sujar ou maltratar sua casa.
9. Trabalho no espelho. Se algo desagradável lhe acontecer, vá para diante do espelho assim que tiver uma oportunidade e diga: “Eu me amo, apesar de tudo”. Os eventos podem ir e vir, mas o amor por você mesmo deve se manter constante.
10. Ame-se agora. Comece a amar-se imediatamente! Não se deixe abater por qualquer tipo de insatisfação que tenha com sua própria pessoa. A insatisfação consigo mesma às vezes se torna um hábito e não deixa desfrutar as coisas boas que acontecem em sua vida. Ame-se, a partir deste instante. Não adie este prazer.
Por: Louise Hay - “O Poder Dentro de Você”