O EFT enquadra-se num novo campo de trabalho terapêutico que se chama Psicologia Energética, que se baseia na interrelação entre os campos electromagnéticos do corpo, as emoções, o comportamento e a consciência.
A tese que apresenta é que os problemas psicológicos podem ser entendidos como uma alteração do campo bioenergético e assim podem ser diagnosticados e tratados facilmente.
No momento em que nos concentramos num problema ou emoção perturbadora, activa-se uma alteração no campo electromagnético do corpo e se corrigirmos essa alteração (desbloqueando), os sintomas se substituem por um funcionamento saudável.
Esta disciplina nasce da combinação das ciências da psique actuais, como a programação neurolinguística, com a tradição milenar da medicina chinesa e ayurvédica, as novas descobertas da física quântica e os métodos de diagnóstico da cinesiologia.
Thought Field therapy (TFT), Emotional Freedom Techniques (EFT), Tappas Acupuncture Technique (TAT), Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR), PSYCH-K, Negative Affect Erasing Method (NAEM), entre muitos outros.