Por: Day Cameron
Costumava ser de conhecimento comum nos círculos espirituais que uma pessoa precisava estar aterrada tanto energeticamente quanto fisicamente. As pessoas comentavam sobre quais alimentos ajudam a fazer-nos sentir mais ligados à terra, como passar um tempo na natureza ajuda a fundamentar as suas experiências de meditação e assim por diante. No entanto, tenho notado uma tendência nos últimos anos, em que as pessoas estão ficando muito sem chão, e estão até mesmo incentivando outros a se envolverem em práticas "espirituais" que mantém esse 'desaterramento'.
Duas das conseqüências adversas de não estarmos aterrados são de poder levar uma pessoa a ser muito facilmente influenciada pelas opiniões dos outros, bem como se deixar enganar por qualquer um das muitas ilusões em nosso mundo. Estas são razões suficientes para colocar um foco diário e consistente em estar totalmente presente em seu corpo e poderosamente aterrado no núcleo da Terra. [...]
Em primeiro lugar, entre em seu corpo!
Muitas pessoas estão cronicamente parcialmente fora de seu corpo devido a uma variedade de condições, alguns dos quais incluem: traumas físicos ou emocionais não cicatrizados, vivendo fora do contato com a terra (cidades, apartamentos, etc.), fazendo meditações "fora do corpo", devaneio excessivo, falta de vontade de enfrentar os aspectos mais sombrios da mente subconsciente, o uso excessivo de álcool ou outras drogas, o excesso de consumo de televisão e outras formas de entretenimento digital, muita dieta / restritiva em calorias, e muito mais.
[...] Muitas pessoas estão literalmente flutuando sobre si energeticamente. Manter um foco repetido no assentamento de sua energia no centro do coração ajuda você a estar verdadeiramente em seu corpo. Tenha em mente que o Eu Superior é visto dessa forma, porque muito do nosso Ser Soberano está flutuando acima do corpo em vez de residir dentro dele.
Estar totalmente presente no organismo pode demorar um pouco, dependendo da forma como habitualmente desconectada e não aterrada uma pessoa foi em sua vida. Centrar a nossa energia em nosso centro do coração é o primeiro passo, o mais básico para restaurar a nossa presença plena no corpo, de modo que nós possamos então chegar à terra.
Coloque seus pés no chão
Mesmo se você vive em um ambiente urbano denso, haverá parques e outros locais onde ainda existe alguma natureza. Procure aqueles lugares e coloque os pés descalços na grama, terra, areia, etc. Enquanto você está lá com os pés no chão, faça a simples meditação de aterramento abaixo e caminhe um pouco.
Isto é tão simples que muitas pessoas ignoram. Algumas pessoas simplesmente utilizam algum dispositivo artificial para se aterrar, mas eles não podem substituir o valor de estar com os pés descalços no chão. Nadar em lagos de água naturais, andar descalço na praia e caminhar em ambientes naturais também são boas maneiras de diretamente, energeticamente conectar-se à terra. Se você está caminhando de botas, muitas vezes pare e toque em uma árvore ou planta com suas mãos.
Conecte seu coração com o coração do Planeta
Através do processo de energeticamente ligar o nosso coração com o coração do planeta, ficamos profundamente aterrados de uma forma poderosa, estável. Para mim, esta é a forma mais potente de ligação à terra, embora ela funciona melhor quando usado em conjunto com os passos acima. No entanto, não deixe o fato de estar em um edifício alto, ou que seja frio do lado de fora para colocar os pés descalços no chão, pare você de fazer o processo simples descrito abaixo. Ele pode ser feito em qualquer lugar, mesmo se você esteja voando em um avião.
Antes de chegarmos ao processo, gostaria de mencionar as linhas de energia curvas usadas aqui. Embora seja mais simples de visualizar uma linha reta de energia, eu aprendi que linhas curvas de energia são mais naturais e mais alinhadas com a nossa realidade fundacional como extensões Soberanas da Fonte do que linhas retas de energia, que tendem a ser mais mecanicistas e sintéticas.
• Feche os olhos e faça algumas respirações lentas e profundas. Concentre-se no momento presente.
• Concentre-se em seu coração e visualize a energia do seu Eu Soberano Interior expandindo grande e brilhante.
• Envie um feixe de energia suavemente curva para fora do lado esquerdo do seu peito que vai para baixo na terra.
• Visualize essa energia suavemente curva em um longo arco elíptico, eventualmente conectando ao lado esquerdo do núcleo da Terra.
• Conforme você estabelece esta conexão com o núcleo da Terra, mentalmente (ou em voz alta) diga para a Terra, "Olá e obrigado por colaborar com a minha experiência humana." (Pode ser qualquer coisa com sincera gratidão.)
• Visualize uma outra linha curva de energia que emana do lado direito do núcleo da Terra, gentilmente, sobe, para eventualmente se conectar com o lado direito do seu peito.
• Gaste alguns momentos apreciando a sensação de conexão e sincronização centro do seu coração com o coração do planeta.
• declare sua intenção de manter-se totalmente, profundamente ligado à terra e seu núcleo.
• Abra os olhos e inicie o resto do seu dia neste estado de profunda ligação à terra.
Eu recomendo que você repita isso várias vezes durante o dia, sempre que você tiver um momento livre. Leva apenas um par de minutos, e com a prática ao longo do tempo você vai ser capaz de manter essa conexão durante todo o dia. Mesmo se você estiver 20 andares acima do chão em um apartamento ou escritório, você ainda poderá fazer este processo simples. Na verdade, é ainda mais importante fazê-lo estando nesse tipo de ambiente.
Exercícios de Aterramento Físico
Idealmente, quando você está caminhando, em pé ou sentado com os pés descalços na grama (e depois de ter ligado o centro do coração com o coração do planeta), você pode fazer um pouco de exercício físico que o ajudará a manter-se mais conectado com seu corpo. Mais uma vez, porém, se você não pode estar em contato direto com o solo, você ainda pode fazer algum exercício físico de aterramento. Isso pode ser qualquer coisa que você gostaria de fazer, desde que não o faça se sentir "espacial" ou muito tonto.
Por exemplo, aqueles que estão familiarizados com um conjunto de exercícios chamado "Cinco Ritos" poderia fazer esses movimentos, mas eu recomendo fortemente que você omita o primeiro movimento de giro, pelo menos por um tempo. Isso ocorre porque girar pode criar uma sensação espacial, de estar fora do corpo, especialmente em uma pessoa que já está sem chão. Faça primeiro os outros exercícios por um tempo, em seguida, lentamente, muito lentamente, adicione um pouco de giro. Apenas certifique-se de se aterrar após a parte do giro, e se levar muito tempo, faça menos giro (ou nenhum) da próxima vez.
Se você pratica yoga, faça uma combinação de movimentos fáceis e levemente desafiadoras, mas omita qualquer pranayama muito demorado no começo, pelas mesmas razões de omitir o giro. Se você não estiver em alguma das situações acima, basta fazer algumas flexões, agachamentosl, caminhadas, ou qualquer outra coisa que você gosta de fazer, certificando-se de que você fique dentro dos limites do seu corpo. Empurrar o corpo com força durante o exercício também pode ser desaterrador, por isso, se você sentir que seu corpo pede um descanso, em seguida, descanse!
Uma dieta para aterramento
Apesar de eu não achar que uma "dieta perfeita para todos os seres humanos", na verdade existe, eu descobri que a incorporação de raízes vegetais orgânicas e verduras orgânicas em uma dieta rica em calorias pode ajudar com os esforços de estar totalmente dentro do corpo estar aterrado. Os vegetais de raiz são bastante auto-explicativos, que crescem debaixo da terra, e ajudam a passar algum aterramento para nós ao comê-los.
Verduras ajudam no aterramento devido ao seu conteúdo mineral, mas devo salientar a importância de combinar vegetais de raiz e verduras com alimentos altamente calóricos. Qualquer tipo de restrição calórica pode ser muito desaterradora para uma pessoa, mesmo quando a dieta é rica em micronutrientes, por isso, é importante ter tanto a densidade de micronutrientes e densidade calórica na dieta.
Isso significa comer coisas como arroz, batata, batata doce, aipim, abacate, ovos, óleo de coco, manteiga, outros produtos lácteos e mel (real) regularmente. Você pode até mesmo tomar um pouco de sorvete de vez em quando (yay!). Orgânico é sempre preferível, mas não se estresse sobre ter uma dieta perfeita, já que o stress é pior do que a ingestão de alimentos não-orgânicos.
Além disso, coloque o máximo de sal (natural) em sua comida como você quiser. Sal pode levar até um artigo inteiro por conta própria, mas a versão curta é que o sal natural, minimamente processado é bom para você, por isso não o restrinja. (Sal do Himalaia, sal Redmond "Real", o sal do mar Céltico, etc.)
Apenas para fins de esclarecimento: por favor não coma apenas vegetais de raiz e verduras, porque você não vai ter o suficiente em densidade calórica para apoiar um metabolismo forte, e você vai acabar sem chão, com fome e com frio o tempo todo sem calorias suficientes. Para aqueles de vocês que comem carne, tentem obter a mais natural possível, de preferência de animas alimentados com grama. Aqueles de vocês que não comem carne precisam se certificar de que estão obtendo as calorias necessárias provenientes de outras fontes.
A consciência é a chave
A principal chave para estar energeticamente presente em seu corpo e aterrado é a consciência, e estar consciente de como você se sente conforme você se move através da vida. Estes são alguns indicadores de que você não está totalmente presente em seu corpo e não aterrado: Sentimento de 'estar nas nuvens', dificuldade de se concentrar em uma tarefa, facilmente perder o fio da meada de conversas quando os outros estão falando, esquecer onde colocou suas chaves / telefone / cônjuge / criança / cão / etc, má coordenação, esquecer-se de algo que aconteceu há poucos momentos, etc.
Se você perceber qualquer uma dessas coisas acontecendo, ou qualquer outra coisa específica que você sabe que é uma indicação de estar ausente / sem chão, entre em sintonia com o seu Eu Soberado através do centro do seu coração e ligue o seu coração com o coração do planeta através do processo simples acima.
Se você puder incorporar as práticas de aterramento físico em sua vida diária, tanto quanto possível e fazer o seu trabalho de aterramento energético, você vai notar muitos benefícios positivos, incluindo um aumento em sua capacidade de manter e utilizar energia em seu corpo. Isto irá permitir que você faça tipos mais intensos de trabalhos energéticos sem ficar sem chão no processo.
Espero que as informações e técnicas neste artigo serão úteis para você. Agradeço o vosso apoio, presença e atenção.
Muito Amor,
Day Cameron