EFT e o Stress

 

A Organização Mundial de Saúde afirma que o stress ou estresse é uma “epidemia global”. Pode ser definido como uma mudança brusca no estilo de vida, qualquer emoção não desejada, pensamento, comportamento ou sensação física. Isso leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia, os mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz e assim, aumenta a possibilidade de ocorrer algumas doenças, especialmente cardiovasculares.
 
Quais são os sintomas do estresse?
 
Existem muitos sintomas associados ao estresse, como por exemplo:
 
- músculos contraídos ou tensos
- dores nas costas
- dores de cabeça
- distúrbios do sono
- cansaço
- palpitação
- tremores e suores
- hipertensão
- zumbido nos ouvidos
- sensação de sufoco
- dores de estomago
- ansiedade
- depressão
- desequilíbrio psicológico
 
A sociedade exige cada vez mais do indivíduo e isso gera uma sobrecarga no organismo, que leva ao estresse. Todos se acham no dever de ser o melhor em tudo, de trabalhar o máximo que podem para conseguir ter... e ter... e ter... e  assim esquecem de simplesmente ser e aproveitar os momentos felizes com os filhos, família, amigos.
 
Essa tensão diária pode levar qualquer um à sérios desequilíbrios físicos e emocionais. O corpo vai reagir ao estresse através da produção de produtos químicos que interferem no funcionamento saudável de seu sistema orgânico e também de seus pensamentos.
 
Muitas pessoas, por não saber como controlar o estresse, acabam se prejudicando ainda mais se envolvendo com drogas, álcool e abuso de fumo.
 
Como tratar o estresse?
 
O estresse pode ter sua razão em uma infinidade de fatores emocionais. Devemos encontrar a causa para que seja possível eliminá-lo.
 
Tratamento psicológico, medicamentos alopáticos e homeopáticos, fitoterapia, Reiki, Yoga, meditação, florais, acupuntura, exercícios físicos... são muitos os métodos que podem ser utilizados neste tratamento.
 
Mas o uso de EFT pode ajudar a reduzir sensivelmente o nível de estresse, trazendo alivio e sensação de calma e equilíbrio. Com a ativação dos pontos de acupuntura, é possível diminuir e até eliminar os sintomas físicos e emocionais resultantes do estresse.
 
Esta técnica tem a vantagem de ser indolor, não tem contra-indicação, não necessita medicamentos ou qualquer espécie de drogas, sem utilização de agulhas, é rápido, eficaz e auto-aplicável. Tem sido muito útil em casos de depressão, dores de cabeça que já não cessam com uso de medicamentos, hipertensão, ansiedade, etc.
 
Se você está no grupo das pessoas estressadas, o conselho é parar, pensar e agir. Sua saúde é muito mais importante e preservá-la é sua obrigação. Não adianta ficar choramingando, se fazendo de vítima, reclamando o tempo todo. Devemos viver a vida com toda intensidade, criando momentos de alegria ao lado da família e amigos, dar muita risada e muitos abraços, tomar banho de cachoeira ou de mar, um passeio pelo bosque ou a contemplação do por-do-sol, sabendo que o uso de EFT pode lhe ajudar a dar o primeiro passo.


Procure ser como as crianças que sempre ficam felizes com as mínimas coisas, seja um animalzinho, uma flor, uma borboleta.
 
E você... está preparado para ser feliz?
 
 
 
 
Apesar da EFT ser auto-aplicável, é recomendado que a primeira vez tenha ajuda de um especialista. Existem questões profundas, emoções escondidas, que somente um profissional é capaz de trazer à tona para a liberação total. Muitas vezes a pessoa, seja por curiosidade, seja por necessidade, tenta aplicar a técnica por si mesma, sem auxílio nenhum. Por não conseguir alcançar os níveis mais profundos da alma, acaba não conseguindo o resultado esperado e assim, passa a não acreditar na eficácia da terapia. Por isso, consulte um especialista para ajudá-lo e para que você entenda como deverá fazer nas próximas vezes que precisar da EFT em alguma situação. Assim, você vai ver os resultados positivos que a EFT é capaz de proporcionar.