A depressão é uma doença grave que afeta o dia a dia das pessoas e destrói famílias.
É um distúrbio que controla a mente e as suas funções, causando perda de apetite, insónia, alterações de humor, e um profundo sentimento de desespero.
Os sintomas de depressão são variados e a gravidade muda com o tempo. E, de acordo com especialistas em depressão, pode ser uma doença hereditária, ou causada por doenças que ameaçam a vida, ou stress. Outras causas são determinadas doenças, medicamentos, drogas, álcool ou doençasmentais. As mulheres normalmente tendem a sofrer de depressão mais do que os homens e isso é atribuído às oscilações hormonais, alterações no ciclo menstrual, gravidez, aborto, pré-menopausa e pós-menopausa.
Sintomas comuns:
- Uma incontrolável sensação de tristeza, ansiedade ou vazio.
-
Desespero intenso acompanhado por sentimentos pessimistas.
- Sentimento de culpa, de impotência, e falta de auto-estima.
-
Falta de energia, metabolismo e níveis de atividade mais lentos. Fadiga constante.
- Sensação de impotência, juntamente com uma crescente incapacidade de se concentrar e indecisão.
- Incapacidade para dormir bem, com fases de insónia.
- Perda de peso ou ganho de peso inexplicável. Provocado pela perda de apetite ou comer por impulso.
- Pensamentos suicidas.
- Irritabilidade, pouca paciência, bem como inquietação.
-
Aflições físicas como dores de cabeça, distúrbios digestivos e dor crónica sem razão aparente.
Se você estiver a passar por qualquer um dos sintomas acima descritos, em conjunto com uma mudança acentuada no comportamento, consulte o seu médico. Fará um exame completo para descartar causas físicas para a depressão, bem como quaisquer problemas médicos subjacentes. Em seguida, se necessário, o clínico irá recomendar que você consulte um psiquiatra ou psicólogo.
Assuma o problema e tente eliminar os pensamentos negativos da sua mente. Coloque de lado a exaustão, inutilidade e desespero. Mude a sua vida, definindo alguns objetivos. Tente relaxar, meditar e desfrutar de música. Comece novas atividades que mantenham a sua mente ocupada e ocupem o seu tempo.. Sair e conhecer pessoas e participar em actividades de grupo são um bom exemplo. Evite a companhia de pessoas negativas. Seja positivo, confiante, e tenha mais fé em si mesmo. Decida mudar o seu mundo para melhor. No entanto, siga o conselho do médico. O tratamento pode incluir:medicamentos anti-depressivos, psicoterapia, bem como as alterações de estilo de vida.
Se a depressão se agravar ou sentir-se suicida, deve procurar ajuda junto do médico de família ou especialista. Ligue para o departamento de saúde local, centro de saúde mental, ou hospital ou clínica. Alguém vai estender a mão, falar consigo e tentar ajudá-lo a superar a depressão.