Sincronização dos hemisférios cerebrais

 

 



Além de exercícios específicos para encontrar o equilíbrio entre os dois hemisférios.
Fica ai mais uma DICA: 

O cérebro humano é ainda um mistério para nós. É sabido que as frequências cerebrais podem ser medidas em Hz (Hertz, ou ciclos por segundo) por eletroencefalogramas. Foram classificados quatro tipos de atividades cerebrais, que correspondem a diferentes estados de consciência. No nosso estado "normal", há a preponderância das ondas beta, de 13 Hz para cima, em que funcionamos com nosso foco de atenção consciente numa porção bem limitada do córtex cerebral esquerdo, a sede do pensamento conceitual, verbal e analítico. 

Pedro Ivo, que é um estudioso e divulgador de práticas que expandem a consciência, nos explica que o estado ideal para a saúde, criatividade e aprendizado em geral é na faixa denominada alfa, principalmente 8Hz, que é o ponto de transição entre alfa e beta. Nesta faixa, acessamos uma porção muito maior do nosso córtex cerebral e conseguimos processar informações de modo muito mais eficaz e criativo, pois os dois hemisférios estão em sincronia. Acontece nesse momento um equilíbrio entre as funções intelectuais, conceituais e analíticas, que são predominantes no hemisfério esquerdo, e as funções sensíveis, sensoriais, emotivas e analógicas, predominantes no hemisfério direito. 

Fomos educados para lidar com o mundo pelas regras do hemisfério esquerdo: dentro de uma perspectiva racional, verbal e analítica que nos deixa cansados e estressados, pois um lado necessita do outro. Sempre há atividade nos dois hemisférios, mas acontece que treinamos nossa atenção consciente para se fixar e funcionar através do modus operandi do hemisfério esquerdo. 

Estados de criatividade e aprendizado acelerados são caracterizados por uma atividade equilibrada entre os dois hemisférios, pois eles se comunicam e se apoiam. O hemisfério direito do cérebro funciona dez mil vezes mais rápido do que o esquerdo. Aprendendo a acessar e harmonizar os dois hemisférios seremos mais eficazes em qualquer área de nossa vida. Atividades como a image streaming, em que entramos em alfa e utilizamos os dois hemisférios para lidar com as informações que fluem em nosso corpo-mente, podem aumentar até um ponto de QI a cada hora de prática. 

Também práticas como a meditação, yoga, tai chi, chi kung, tensegridade (passes mágicos), visualização, técnicas de relaxamento, sentimentos positivos, certos modos de desfocar os olhos, movimentos que utilizem a simetria bilateral cruzada do corpo, atividades artísticas e música ajudam a sincronizar os dois hemisférios. 

Segundo Pedro Ivo, "o ideal é conseguir integrar esse estado de alerta relaxado nas atividades do dia a dia, principalmente naquelas que envolvem aprendizado, desempenho intelectual/criativo e tomada de decisões. O estado alfa é onde ocorrem insights, é o estado de máxima criatividade, ideal para o aprendizado, a saúde e o bem-estar geral do organismo".

Fonte: http://www.jornaldaorla.com.br/
 

Venha equilibrar e restaurar suas energias e aprender a entrar em ALFA e Equilibrar os hemisférios cerebrais

Terapia Holistica em Curitiba   Terapias naturais e vibracionais    41 3599-9922