PERCEPÇÃO                                                                             Mexendo com sua cabeça

Fonte: www.vocevencedor.com.br

Percepção...

Se percebêssemos que podemos imaginar que as 2500 estrelas visíveis no céu fossem do tamanho que vemos, caberiam na palma de nossas mãos, saberíamos o quão simbólico é o significado das coisas.
Se percebêssemos que não existem fatos realmente dramáticos, saberíamos que o que existe realmente é a dramatização dos fatos.
Se percebêssemos que só vemos no céu 2500 estrelas, mas na verdade elas são mais de 100 bilhões, saberíamos que existe um grande criador que mantém o universo.

Se percebêssemos que as respostas para nossas indagações estão dentro de nós e não fora, saberíamos que se olhássemos para nosso mundo interior encontraríamos um universo muito maior do que este mundão aí fora.
Se percebêssemos que até poucos séculos a verdade irrefutável era que o sol e os planetas giravam em torno da Terra, saberíamos que não é sábio acreditar que somos os donos da verdade e, então, pararíamos para ouvir os outros e as suas opiniões diferentes.
Se percebêssemos que nossos avós levavam semanas para atravessar o oceano e hoje podemos saber exatamente o que está acontecendo do outro lado do mundo neste momento, saberíamos que a única coisa que não muda é a mudança. Ela sempre vai acontecer.
Se percebêssemos que barreiras antes intransponíveis como a velocidade do som, voar em algo mais pesado que o ar e até mesmo viagens espaciais, hoje são uma realidade, saberíamos que todo sonho é possível.
Se percebêssemos que as marés sempre sobem e descem a cada doze horas e meia, que a lua reaparece a cada 25 horas, que nossos corações batem em um ciclo rítmico, saberíamos que todos os dias o sol nasce para todos.
Se percebêssemos a nossa pequenez mediante um universo tão grande e fossemos humildes, saberíamos da grandeza da vida e agradeceríamos por ela.
Se percebêssemos que a vida é feita de ciclos e que a coisas se repetem até que aprendamos, poderíamos fazer o que tem que ser feito no momento certo e cresceríamos como que em um aspiral ascendente.
Se percebêssemos que as roupas que vestimos, as cadeiras que sentamos, os prédios em que moramos, as calçadas que pisamos, passaram primeiro pelo pensamento humano antes de serem feitos, saberíamos nos ater a soluções e deixaríamos de ter foco nos problemas.
Se percebêssemos que estamos nos lugares e situações em que nós mesmos nos colocamos, que nosso presente é resultado de nossas escolhas do passado, saberíamos assumir a responsabilidade pelas nossas vidas e faríamos melhores escolhas para criar nosso futuro.
Se percebêssemos que tudo o que fazemos afeta os que nos rodeiam, saberíamos que o amor é o maior bem que temos e construiríamos um mundo melhor.
 

Ilusão...
Interpretamos o mundo através de nossos sentidos sensoriais, nossa percepção de mundo é individual, por isso, muitos interpretam um mesmo fato de maneiras diferentes. Nossa “leitura” de mundo não é o mundo, nosso mapa mental não é o território da realidade, mapa não é território. Uma maneira de percebermos isto são através de ilusões de óptica estudada por D. M. Mackay, pelo matemático holandês M. C. Escher e apresentada nas obras do mestre Salvador Dali, entre tantos outros.
Como você se sente ao olhar para esta figura? Ela se mexe? Está parada ou em movimento? O que você vê é a realidade ou sua percepção visual que está sendo distorcida?
Fig. 1

Figura radial estudada por MacKay. Se se olhar para uma tela depois de olhar para esta figura, haverá um pós-efeito como grãos de arroz em movimento. Isso também acontece depois de se olhar o movimento, no efeito de cachoeira.

 

 

Fixe seu olho no globo a uns 30 cm da tela e veja a sua mudança de percepção:
Ilusão 02

O que houve? A escada virou de cabeça para baixo, ou você mudou literalmente seu ponto de vista?

 

 

 

 

Conte quantos pontos pretos tem nesta figura:

Conseguiu contar? O que aconteceu? Você percebe que somente há pontos brancos? Nem tudo que parece é.

 

 

O que você vê na figura?

Um casal apaixonado ou uma caveira?

As retas verticais são paralelas?

As retas são paralelas, coloque duas réguas na tela que você vai perceber.

 

 

 

Olhe fixamente para o ponto e mexa a cabeça para frente e para traz.


As rodas giraram? Mas é uma figura fixa, não se mexe.

 

 

O que está acontecendo?

 

 



Sobre o autor do site vocevencedor.com.br:

Flávio Souza- Formador de Coaches da International Coaching Community – ICC e Lambent do Brasil - CEO da Você Vencedor Soluções Empresariais

 

Sites:http://www.vocevencedor.com.br/

           http://www.flaviosouza.com.br/

 

Venha equilibrar seus Chakras e sua energia Vital       Terapia Holistica em Curitiba        3599-9922